Notícias

Cidades da Região dos Lagos participam do “Dia D” de prevenção contra Dengue, Zika e Chikungunya

Diversas cidades da Região dos Lagos realizam, neste sábado, ações relacionadas ao ‘Dia D de Combate ao Aedes aegypti’, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana. O evento tem o objetivo de conscientizar a população e identificar possíveis focos do vetor.

A ação faz parte do “Dia D” idealizado pela Saúde Estadual e realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Além da conscientização, uma tenda será montada para que a população possa fazer solicitação de visita dos agentes de endemias nas residências.

A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito: Tampe os tonéis e caixas d’água; Mantenha as calhas sempre limpas; Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; Mantenha lixeiras bem tampadas; Deixe ralos limpos e com aplicação de tela; Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa; Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; Limpe ralos e canaletas externas; Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser confundidos com sintomas de doenças mais comuns, como gripes e resfriados. Por isso, é importante estar sempre em alerta. O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento.

 

Notícias Relacionadas