Gates: a agenda climática do bilionário que quer acabar com o aquecimento global
Para Bill Gates, enfrentar a crise climática depende exclusivamente de inovação e interação. Em seu novo livro “How to Avoid a Climate Disaster” (Como evitar um desastre climático, na tradução livre), o fundador da Microsoft defende que a solução para os atuais problemas ambientais partirá da união de grandes empresas, governos e o uso tecnologia de forma agressiva.
Não é de hoje que Gates se engaja no futuro climático e em ações ambientalistas. O bilionário é também criador da Breakthrough Energy Ventures, um fundo dedicado a fomentar empresas de energia limpa, além de destinar parte de seu patrimônio pessoal em empresas e tecnologias “verdes”, especialmente por meio da Fundação Bill e Melinda Gates, na qual é copresidente.
Para o empresário, o mundo deve agir rápido para conter os efeitos irreversíveis das mudanças climáticas. Diferente do que vem sendo discutido por países e empresas, ele acredita que o mundo deveria estar definindo estratégias para atingir a neutralidade em carbono em 2050, ao invés de focar na redução das emissões até o final da década. O único caminho para se conseguir isso, segundo Gates, é através da inovação e na concentração de recursos em setores promissores do mercado.