Grammy Awards adiciona novas categorias ao grupo principal.
A Academia da premiação anuncia mudanças para a próxima edição. O chamado grupo ‘Big 4’, que abrange as quatro principais categorias do prêmio “Álbum do Ano”, “Música do Ano”, “Gravação do Ano” e “Artista Revelação”, agora passará a incluir as já existentes “Produtor do Ano” e “Compositor do Ano” ao momento de maior destaque da entrega de gramofones.
Além disso, fora criadas 3 novas categorias a serem pleiteadas.
Uma delas é a de “Melhor Perforance de música Africana”, essa categoria dará espaço a singles e outras faixas originais de artistas espalhados por todo o continente africano. Gêneros como afrobeat, afro pop, afro-fusion, kizomba, afro-house, South African hip-hop e vários outros serão contemplados.
Outra categoria é de “Melhor Gravação de Pop Dance”, que premiará singles e demais faixas dançantes que sigam um arranjo pop. Atualmente, o gênero já é reconhecido através das categorias existentes “Melhor Gravação de Dance/Eletrônica” e “Melhor Álbum de Dance/Eletrônica”. Os remixes não serão considerados elegíveis a essa categoria pois se enquadram em “Melhor Gravação Remixada”.
A última que garante lugar no rol de categorias do Grammy Awards é a “Melhor Álbum de Jazz Alternativo”, que reconhecerá a excelência artística de álbuns do gênero jazz sejam eles de artistas solo, duo, grupos; com ou sem vocais. A nova categoria irá se juntar com outras cincos já existentes voltadas para o gênero.
Imagem: Reprodução