Guta Stresser revela ter esclerose múltipla
Guta Stresser, de 49 anos, revelou ter esclerose múltipla, doença neurológica desmielinizante autoimune crônica provocada por mecanismos inflamatórios e degenerativos. Em entrevista à revista Veja, a atriz deu um depoimento emocionante sobre o momento em que recebeu o diagnóstico.
A inesquecível Bebel de “A Grande Família” disse que começou a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ela ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares. Além disso, tinha formigamentos frequentes nos pés e nas mãos, enxaquecas fortíssimas, variações de humor e um zumbido constante no ouvido.
Após uma ressonância magnética, recebeu enfim o diagnóstico: esclerose múltipla. Guta conta que perdeu o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só sabia que afetava o cérebro, e só isso já soou aterrorizante. O médico explicou que se trata de uma doença autoimune em que o próprio corpo ataca a mielina — a capa de gordura que reveste os neurônios e ajuda nas conexões da mente.
Apesar da doença não ter cura, ela tem tratamento.
Desejamos melhoras a Guta.